Era para ser apenas a ampliação de um cômodo. Porém, a equipe de engenharia sugeriu reformar o imóvel inteiro. Vontade de faturar mais? Nem sempre. É que os profissionais conseguem identificar a necessidade do cliente de um jeito técnico – e, portanto, mais preciso. Só que o sucesso da empreitada depende de um bom briefing.
Briefing ajuda a identificar as necessidades do contratante
Nós já abordamos este assunto aqui no blog. O briefing é uma etapa fundamental para entender as expectativas do contratante, mas aplicá-las à realidade do mercado. Parte-se de uma conversa minuciosa sobre os objetivos do empreendimento. Depois, é a hora de esboçar um projeto viável, do ponto de vista tanto econômico quanto legal.
Aí que o conhecimento profissional faz a diferença. Voltemos ao exemplo da reforma para ilustrar melhor.
Digamos que você queira dar uma repaginada numa casa antiga: trocar esquadrias, renovar a pintura e assim por diante. Parece razoável, mas por que insistir em métodos tradicionais quando é possível investir no retrofit?
Essa modalidade, além de prolongar a vida útil da edificação, traz economia de longo prazo. Isso porque a ideia é encontrar soluções sustentáveis para iluminação e ventilação, tornando o consumo de energia mais eficiente. Muitos clientes que contratam um serviço de reforma não fazem ideia dessa possibilidade!
Fora isso, existem especificidades para cada tipo de projeto. Estabelecimentos comerciais devem cumprir os requisitos do PPCI. No caso de supermercados, restaurantes e outras unidades de manipulação de alimentos, também é essencial observar as normas de vigilância sanitária. Sem contar as questões de acessibilidade para novas edificações.
Todos esses pontos estão descritos na legislação vigente. E, quando alguém constrói ou reforma uma loja, talvez não tenha noção do impacto que a lei causa na obra. As exigências vão do tipo de piso usado no interior do local até a emissão de alvará de funcionamento.
Construção civil: melhor confiar em profissionais
O olhar técnico dos profissionais ajuda a enxergar melhor a real necessidade do cliente. Para o leigo, o trabalho da construção civil às vezes parece se resumir a quebrar paredes ou instalar lâmpadas. No entanto, existe um esforço muito maior, que começa antes mesmo do canteiro de obras.
Na fase de projeto, consegue-se definir o que pode ser feito, como será feito e em quando tempo o resultado aparecerá. Esse planejamento tem impacto direto no orçamento.
É que, com o detalhamento prévio de cada etapa, o gestor organiza melhor a logística, evita retrabalhos e, logo, otimiza recursos. Em outras palavras, gera menos despesa para a clientela.
Hoje em dia existem tecnologias avançadas para controlar um projeto de engenharia com precisão. Uma delas é o BIM, metodologia que utiliza simulações digitais, quase como uma maquete 3D da edificação. Softwares especiais auxiliam no cálculo da quantidade de material, do cronograma e de outros “detalhes” da obra. Dessa forma, eliminam-se o improviso, as gambiarras e as surpresas desagradáveis pelo caminho.
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