Projeto

Como fazer um briefing para sua obra

By 26 de dezembro de 2019 No Comments

Todo projeto parte de um objetivo. É preciso saber onde se pretende chegar para definir qual é o melhor caminho, ou seja, quais recursos serão empregados na tarefa. Não seria diferente na construção civil. A seguir, vamos explicar a importância do briefing em sua obra para reduzir custos e otimizar resultados. Fique conosco!

O que é o briefing da obra e como fazê-lo

Briefing é um termo utilizado em diferentes ramos da economia, da Administração à Publicidade. Trata-se de um conjunto de informações necessárias para a realização de um trabalho. Em resumo, o cliente descreve uma situação para que o profissional contratado possa oferecer a solução mais adequada.

A elaboração do briefing da obra é feita a partir de uma conversa. Primeiro, a equipe de engenharia deve entender qual é o objetivo daquele projeto. Depois, precisa alinhar as expectativas do contratante às reais possibilidades de atuação, com base no tempo e no orçamento disponíveis. Para tanto, vão sendo feitas muitas perguntas.

Vamos a um exemplo para ilustrar melhor. Digamos que a missão seja construir uma clínica médica. As questões iniciais ajudarão a definir o escopo desse trabalho. Que tipos de atividades serão realizadas no local? Haverá saída de ambulâncias? Quantos profissionais atuarão ali? Esses dados são essenciais para desenhar a planta do prédio.

Também temos que levar em conta a legislação vigente. O negócio deve atender a normas técnicas específicas? No caso de unidades de saúde, o acabamento das superfícies deve ser sem arestas nem rejuntes. Já o tipo de piso tem que ser específico. Enfim, há uma série de critérios relativos à segurança sanitária da edificação.

Ainda, as condições do terreno deverão ser avaliadas. Existem aclives ou declives? Com que tipo de solo estamos lidando? Quais são as dimensões de área construída permitidas naquele espaço? Todos esses detalhes deverão ser elucidados para facilitar a execução da obra.

Finalmente, devemos conversar sobre as preferências do cliente. Pode ser que ele tenha uma visão bem particular de como gostaria que a clínica fosse. No entanto, a imaginação esbarra em obstáculos da realidade, como o custo dos materiais de construção. Cabe à equipe sugerir alternativas viáveis.

A importância do briefing para uma obra

Resumindo, o briefing serve para eliminar ruídos na comunicação. Com muita conversa e muita troca de informações, a equipe de engenharia e o contratante passam a falar a mesma língua. Todos entendem aonde devem chegar e sabem qual caminho percorrer para atingir o objetivo.

Essa prática é extremamente benéfica para a execução da obra. Sem um briefing bem executado, o projeto pode vir com falhas ou insuficiências. Então, será necessário fazer alterações ao longo do percurso. E cada desvio de rota gera novos problemas: gasto extra com material, atraso na entrega, retrabalhos…

Desse modo, o briefing atua como uma ferramenta para evitar desperdício de recursos. Sabendo, desde o início, o que fazer, você consegue administrar melhor o tempo e o dinheiro investidos num novo projeto. Isso vale não só para a construção civil, mas para qualquer empreitada de sua vida.

Precisa de uma empresa de engenharia competente, que execute sua obra com precisão? Entre em contato com a Sulpply. Nós podemos ajudar você.

Facebook Comments