Se você deseja saber sobre a importância de fazer a reforma em hospitais, leia esse conteúdo até o final.

Aqui irei apresentar tudo o que você precisa saber sobre o assunto e, claro, porque os hospitais devem aderir a esse tipo de situação.

Boa leitura!

Reforma em hospitais – Como elas devem serem feitas?

De maneira geral, a reforma em hospitais, devem seguir alguns requisitos mínimos, para que tanto a reforma quanto a empresa se sintam bem e seguros, como:

  • Ser uma reforma que seja o mais limpa possível;
  • Ela deve acontecer de maneira rápida e silenciosa;
  • Ser feita com inteligência.

Os três itens citados são muito importantes, pois, além de ajudar no dia a dia da vida dos pacientes, a construção não precisa ser parada.

Portanto, é muito importante que toda a equipe tenha a sensibilidade para cuidar desses itens extras, que não envolvem diretamente a construção.

Além disso, a equipe de construção precisa focar em materiais que sejam de alta qualidade e resistente para que os profissionais trabalhem com o melhor produto.

Com os passos anteriores você a equipe vai minimizar o tempo de realização das reformas, o que é um ponto positivo para os gestores de hospitais.

Afinal de contas, os gestores não querem realizar outra obra que pode atrapalhar o dia a dia dos pacientes, colaboradores e familiares.

Reforma em hospitais – Quais são as vantagens?

– Melhorar a sinalização do local:

A sinalização a partir de placas, divididas em setores, é um dos itens mais importantes para todos que entrem no hospital, conseguir se deslocar no local sem se perder.

Além disso, em um ambiente bem sinalizado, as chances do paciente se perder ou mesmo um familiar, é bem menor, já que as placas irão direcionar melhor.

– Separar setores com pacientes que necessitam de cuidado especial:

A pandemia do coronavírus fez com que muitos hospitais entrarem em estado de emergência por diversos motivos.

Dois motivos que exigiram muita atenção é a necessidade de separar os pacientes infectados de outras comorbidades e para isso a criação de setores específicos.

Muitos locais, com pouco ou nenhum preparo para isso, os pacientes precisaram ficar em tendas, correndo o risco de piorarem o quadro em períodos de chuva.

O quadro mostrou, claramente, a importância de preparar um setor específico para esses pacientes de risco.

Com um ambiente dividido em setores, onde paredes separam pacientes com quadros específicos, eles ficam seguros.

Além disso, com o hospital bem dividido, fica mais simples para os profissionais da saúde transitarem em segurança.

– Atendimento rápido:

Com um ambiente bem-sinalizado e os setores divididos corretamente, fica muito mais simples atender os pacientes, além de encontrá-los.

Para isso se faz necessário realizar adaptações, abrindo portas e fechando paredes para que o acesso seja realizado exclusivamente a setores específicos.

– Reformas em hospitais ajudam na mobilidade:

No momento da reforma do hospital, é muito importante que o foco esteja também na mobilidade das pessoas que andam entre os corretores, sejam colaboradores ou pacientes.

Esse item pode até parecer meio claro, mas, é comum encontrar hospitais que parecem mais um labirinto.

Para piorar os locais de informações estão sempre distantes, dificultando ainda mais a vida de quem se perde.

Assim, muitos ambientes necessitam, por exemplo, focar em criações de:

– Corredores:

É importante que os pacientes consigam andar pelos corredores sem trombar em outras pessoas.

Além de ser uma situação chata, andar apertando outras pessoas estão longe de ser um comportamento educado.

– Elevadores:

Com o suporte dos equipamentos de elevação, como os elevadores, o paciente minimiza o risco de queda em escadas.

Além disso, a maioria dos pacientes precisa de cadeira de roda ou de maca para se deslocar e sem a ajuda de um elevador, as chances de acontecer isso é pequena.

Os próprios médicos e enfermeiros precisam de elevadores, para não precisar ficar subindo escadas o tempo todo, correndo o risco de acidente.

Por fim, o acesso ao elevador ajuda a chegar ao paciente rapidamente, minimizando o risco de aumentar a gravidade do quadro pela falta do atendimento.

– Quartos:

Os quartos precisam ser projetos conforme a capacidade do hospital e de cada quarto.

Assim, tanto o paciente quanto o familiar irá se sentir mais confortável.

Recentemente o mundo passou por uma calamidade público, onde os ambientes hospitalares precisaram passar por uma adaptação enorme de capacidade de leitos.

A partir de uma nova reforma e a utilização de novas tecnologias, pode-se preparar o ambiente para esse tipo de situação, para que todos os pacientes recebam o melhor tratamento possível.

– Banheiros:

Muitos pacientes em unidade hospitalar necessitam de ajuda para tomar banho ou mesmo se utilizam de equipamentos, como corrimões ou cadeira de banho.

Nesse caso, os banheiros necessitam ser equipados para a mobilidade dos pacientes, cuidadores e seus familiares na hora de utilizar o local.

– Humanização:

Um hospital moderno, se utilizando dos melhores equipamentos e tecnologias, deve levar em consideração também o lado humano do paciente.

Assim, se faz necessário a criação de ambientes verdes, além de boa iluminação para cada setor e ventilação apropriada, garantindo a privacidade e o conforto do paciente, tornando o hospital ainda mais agradável para quem precisa estar ali para cuidar da saúde.

 

 

Ao final do conteúdo, acredito que tenha ficado clara a importância do cuidado do ambiente hospitalar e como uma reforma pode contribuir com os resultados.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre as reformas construídas por nós, não deixe de clicar aqui e visitar outros projetos.

Grande abraço e espero por você lá!