Dicas de higiene e limpeza na construção civil

Seja uma pequena reforma na casa, seja a construção de um enorme edifício, não importa: obra sempre é sinônimo de sujeira. Por isso, todo projeto dessa natureza deve levar em conta algumas boas práticas de limpeza e higiene. Os cuidados evitam que o canteiro se transforme no epicentro de epidemias.

Higiene no canteiro de obras: primeiros passos

Tudo começa pelo planejamento das instalações. As grandes empreitadas da construção civil demandam uma estrutura complexa para acolher os trabalhadores. A lista inclui vestiários, banheiros, refeitórios e, em alguns casos, até alojamento. Cada espaço deve manter condições adequadas de salubridade e segurança sanitária.

Mesmo em projetos menores, que dispensam todo esse aporte, é preciso reservar um local para o descanso das equipes. Deve ser uma sala limpa e ventilada, com proteção contra intempéries.

Um ponto importante diz respeito à localização dessa unidade de apoio, que não pode estar muito afastada. Lembre-se que os colaboradores vão transitar do alojamento ao local da obra e vice-versa. Nesse trajeto, é bem provável que fique um rastro de poeira e outros resíduos. Por isso, quanto maior a distância, maior também será a área a ser higienizada depois.

O planejamento em BIM ajuda nessa logística. Os responsáveis pela obra poderão testar modelos até encontrar um design otimizado para o canteiro.

Lixo na obra é um grande perigo

O maior risco sanitário na construção civil é o acúmulo de lixo. Isso porque o entulho pode servir de morada para pragas como ratos, baratas e escorpiões. E muitas dessas criaturas são transmissoras de doenças.

Segundo manual da Sociedade Brasileira de Engenharia e Segurança, recomenda-se que a construtora faça contato com a concessionária de limpeza urbana do município. O objetivo é formalizar a coleta periódica de resíduos.

As sobras e rejeitos devem ser armazenadas num local seguro até o recolhimento. Não se deixa pedaços de madeira ou cacos de cerâmica expostos em qualquer lugar do canteiro de obras, por exemplo. Queimar lixo, então, nem pensar: o material pode ser tóxico, poluindo o meio ambiente e ameaçando o bem-estar das pessoas.

O manual ainda sugere a contratação de uma empresa especializada em controle de pragas. Os procedimentos de desratização e desinsetização reforçam a proteção da área.

Boas práticas de higiene e limpeza na construção civil

No mais, os cuidados se assemelham a outros setores da indústria. Os trabalhadores da construção civil precisam utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) – luvas, capacete, máscara etc. Junto a isso, devem priorizar o asseio, lavando as mãos e os utensílios com frequência. Afinal, é pelo contato com superfícies infectadas que se transmite a maioria dos vírus e bactérias.

Saiba mais: Normas para segurança no trabalho da construção civil

Durante uma construção ou reforma, fica difícil manter o ambiente totalmente limpo. O que se pode fazer é organizar aquilo que for possível: guardar ferramentas não utilizadas, tirar o entulho do caminho, descartar restos de areia etc.

Ao fim dos trabalhos, aí sim, parte-se para uma higienização mais pesada. As lavadoras de alta pressão ajudam a retirar sujidades difíceis. Já o pó pode ser eliminado com varredeiras ou aspiradores.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil. Fique de olho no blog da Sulpply Engenharia para mais posts sobre construção, reforma e retrofit.