Por que reformar o telhado
As telhas envelhecidas se tornam mais frágeis. Elas podem quebrar devido a uma queda de granizo ou um vendaval forte. Assim, o forro da edificação fica desprotegido.
O principal transtorno decorrente dessa condição são as infiltrações. A água da chuva, ao penetrar pelos espaços abertos, vai se acumulando sob o telhado. Com o tempo, surgem goteiras, as manchas de umidade se tornam evidentes e pode haver, inclusive, apodrecimento de vigas de sustentação.
Outro problema são as pragas urbanas. Uma única fresta já serve de entrada para ratos, morcegos e pombos, que costumam fazer ninhos nos pontos altos de prédios. Esses animais acumulam sujeira e podem transmitir diversas doenças aos humanos.
Portanto, deve-se recorrer a reforma do telhado. A manutenção consiste principalmente na substituição de peças danificadas. Além disso, a equipe realiza a revisão de tesouras, caibros e terças, que são partes estruturais do conjunto.
Ainda, é importante observar o estado de calhas e rufos, utilizados para o correto escoamento da água. Embora eles sejam fabricados em materiais resistentes, como alumínio e PVC, também podem sofrer avarias.