Covid-19

Ambientes de trabalho em casa e em cafés vieram para ficar

By 15 de julho de 2020 No Comments

O trabalho remoto já era uma realidade antes da pandemia de Covid-19. Agora, então, cada vez mais empresas vêm adotando o home office como uma possibilidade real para seus colaboradores. O problema é que nem sempre a casa reproduz as mesmas características do ambiente corporativo – e isso pode afetar a produtividade.

Como manter a produtividade no home office

Uma pesquisa da consultoria Future Workplace identificou os elementos essenciais de um escritório, na opinião dos próprios trabalhadores. Surpreendentemente, itens como internet rápida não encabeçavam a lista (ainda que sejam uma ferramenta básica de comunicação).

Para os entrevistados, a qualidade do ar e a luz natural são tão importantes quanto o aparato tecnológico. Um ambiente de trabalho deve ser ventilado e bem iluminado. Isso evita a sonolência, os ataques alérgicos e tantas outras questões físicas que impactam a produtividade de um indivíduo.

Portanto, na hora de montar o home office, tudo se resume ao conforto. Vale escolher um cômodo com uma ampla janela. A incidência solar e a brisa da rua são bem mais saudáveis que um quarto fechado. Sem contar que tem a vista para o mundo exterior! Tirar os olhos da tela do notebook e variar a paisagem de vez em quando pode diminuir a fadiga.

No mais, é preciso pensar na arquitetura do espaço. Algumas dicas incluem:

– Cores claras nas paredes, pois são “calmantes”;

– Tomadas a uma distância acessível;

– Porta para isolamento acústico (vai que você more com mais gente e tenha que fazer uma videoconferência com o chefe, né?);

– Mesa na altura adequada (ao sentar-se em frente ao computador, seus pés devem tocar o chão com facilidade);

– Cadeira ergonômica com encosto alto para as costas e, de preferência, braços reguláveis (seus cotovelos devem estar na altura da mesa, confortavelmente apoiados).

Para mais sugestões de arquitetura, confira este post do site Adoro Home Office.

Ambientes de trabalho em bares e cafeterias

Apesar de o teletrabalho ser uma tendência forte, nem todo mundo consegue montar uma workstation apropriada em casa – seja por falta de espaço, seja por falta de grana. Além disso, parte dos profissionais tem dificuldade de se adaptar ao isolamento doméstico, preferindo a interação física com outras pessoas.

A alternativa está em bares e cafeterias. De tão procurados por trabalhadores remotos, alguns desses estabelecimentos adaptaram a estrutura para maior comodidade do público corporativo.

Por exemplo, a maioria desses locais oferece bancadas e mesinhas desenhadas especificamente para o uso de laptops. Eles também instalam tomadas em pontos estratégicos do salão. Assim, os clientes conseguem produzir por várias horas, mantendo seus eletrônicos sempre carregados. Ah, e têm Wi-Fi liberado, claro.

Não é raro encontrar cafés com amplas mesas para grupos, ou mesmo com sala de reuniões disponível para locação. Se você gosta de contato com a natureza, tem empreendimento com varanda e mesas ao ar livre. Agora, se a ideia é reduzir as distrações, há proprietários que forram as paredes internas do bar com tecido para amenizar ruídos.

Esta reportagem de GaúchaZH fala de cafeterias em Porto Alegre perfeitas para o expediente.

Resumindo: hoje em dia qualquer lugar pode se transformar em escritório. Por isso, projetos de construção e reforma devem prever a transformação da casa ou do restaurante num ambiente de trabalho. Detalhes como insolação, localização das tomadas e design dos móveis devem ser ponderados com a construtora. Dessa forma, a obra atingir bons resultados. Conte com a Sulpply Engenharia nessa tarefa!

Facebook Comments