Fachada Ventiladasustentabilidade

5 benefícios da fachada ventilada para uma edificação

By 13 de março de 2020 No Comments

A fachada ventilada é uma solução sustentável para a construção civil. Esse sistema cria uma espécie de segunda pele, com placas que são fixadas ao prédio por meio de uma estrutura de alumínio. A distância entre o revestimento e a alvenaria possibilita a troca de ar permanente, ajudando a controlar a temperatura interna.

O resultado principal é a economia de energia elétrica, pois não é mais necessário recorrer a ar-condicionado potente para garantir o conforto térmico. Além disso, essa opção oferece outras vantagens que barateiam os custos do empreendimento.

5 vantagens da fachada ventilada

Abaixo, listamos os principais motivos para você investir em fachada ventilada no seu projeto. Confira!

  1. Resistência à umidade

Esse tipo de instalação cria o chamado efeito chaminé: o ar quente sobe e dá lugar ao ar fresco, que permanece na cavidade entre o edifício e os painéis externos. Assim, as paredes ficam a salvo das altas temperaturas.

Esse mesmo sistema ajuda a dispersar vapores, eliminando a umidade proveniente de banheiros e cozinhas, por exemplo. Em acréscimo, os materiais utilizados bloqueiam a entrada de água da chuva, o que protege a fachada original contra infiltrações. Resultado: a estrutura de alvenaria resiste, intacta, por mais tempo.

  1. Facilidade de manutenção

Como as placas da fachada ventilada apresentam baixa absorção de água, elas dificilmente acumulam sujeira. Até mesmo a fixação de produtos químicos, como tinta de pichação, é mais complicada. Isso faz com que a limpeza se torne bem prática.

Para completar, cada painel pode ser removido individualmente. Logo, se algum deles sofrer danos, a realização de reparos ou substituições pode ocorrer de maneira ágil e barata.

  1. Tempo de obra reduzido

Talvez um dos principais benefícios da fachada ventilada, em termos financeiros, seja a facilidade na instalação. Ela pode ser fixada rapidamente, com menor período de interdição. E menos tempo de obra significa, obviamente, menos despesas com equipe.

Outro ponto interessante é que a cavidade de ar pode ser usada como shaft de redes elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado. Desse modo, perde-se menos tempo com acabamentos e finalizações da área externa. Basta acoplar os painéis para esconder os equipamentos e deixar o prédio com uma aparência incrível.

  1. Tratamentos especiais

As placas podem ser usadas em qualquer tipo de construção, do edifício residencial à fábrica. Devido a tratamentos especiais que o produto recebe, as vantagens são ainda maiores.

Para ilustrar, uma indústria pode utilizar fachada ventilada com isolamento acústico. Isso, obviamente, reduz o nível de ruídos que vazam para a rua. Já hospitais conseguem trabalhar com revestimentos com ação bactericida. Trata-se de um cuidado a mais para evitar contaminações no ambiente.

  1. Sustentabilidade

Não bastassem os benefícios econômicos, a fachada ventilada ainda contribui na preservação dos recursos naturais. Ela é composta por materiais 100% recicláveis, minimizando o impacto ambiental do projeto. Sem contar a eficiência energética, outro elemento importante para a sustentabilidade de uma edificação.

E aí: gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios da fachada ventilada? Então continue de olho no blog da Sulpply Engenharia. Logo mais traremos novos posts sobre inovação e otimização de recursos na construção civil. Até a próxima!

Facebook Comments