Método BIM

Como o método BIM melhora a qualidade da obra

By 6 de março de 2020 No Comments

Foi-se o tempo em que engenheiros se guiavam por desenhos numa prancheta. Hoje existem metodologias mais avançadas para a construção civil. Uma delas é o BIM (Building Information Modeling), que utiliza modelos 3D para orientar a obra. A seguir, conheça as vantagens dessa prática.

O que é BIM e como se aplica à construção civil

Todo empreendimento passa por diversas etapas. Essa dinâmica exige colaboração multidisciplinar, sendo que cada especialista entra em ação num momento diferente. Por exemplo, o responsável pela compra de materiais adquire um lote de azulejos. Apenas depois disso é que se pode aplicar o revestimento na cozinha.

(Parece óbvio, mas imagine se o comprador não cumprisse a parte dele? O azulejista chegaria ao canteiro e não teria o que fazer! Perda de tempo desnecessária.)

No método tradicional, era preciso elaborar vários documentos, um para cada fase de execução da obra. O que o BIM faz é juntar essas informações numa única plataforma. Todos os profissionais, do arquiteto aos instaladores, trabalham no mesmo arquivo.

Os softwares que seguem esse método criam modelos tridimensionais do projeto. É como se houvesse uma maquete virtual, mas bem mais detalhada.

Consideremos a modelagem de uma parede. Os parâmetros básicos de um projeto arquitetônico seriam as dimensões – espessura, comprimento e altura. Porém, com BIM, também dá para discriminar o tipo de insumo que será utilizado, a quantidade de material necessária, o custo dos produtos etc.

E o melhor é que cada especialista pode adicionar dados em tempo real. Digamos que seja necessário alterar as instalações hidráulicas. Basta atualizar o arquivo para que todos os envolvidos na obra tenham acesso à nova versão. Assim, qualquer modificação decorrente dessa primeira pode ser planejada antes da execução.

Vamos ilustrar de uma forma bem simples. Com a mudança na hidráulica, talvez a pia da cozinha tenha que ser instalada em outra parede. Agora imagine que os pedreiros seguem uma versão anterior da planta. Alguém com certeza vai abrir um buraco onde não devia, perfurar um cano e causar prejuízos que poderiam ter sido evitados.

Vantagens do método BIM numa obra

A principal vantagem do BIM é justamente essa: melhorar a comunicação entre os profissionais. Isso facilita a colaboração multidisciplinar, essencial para o andamento dos trabalhos.

O procedimento, também chamado de Modelagem da Informação da Construção, melhora o planejamento das atividades. É possível antever contratempos e encontrar soluções com antecedência. Dessa forma, a equipe não precisa realizar ajustes no improviso, em pleno canteiro de obras.

A abordagem preditiva gera um enorme impacto na qualidade da obra. Como as etapas são descritas com precisão de detalhes, sabe-se exatamente quantas semanas a empreitada vai durar e qual será o custo total. O desperdício de tempo e dinheiro cai de maneira significativa.

Em resumo, BIM é o futuro da construção civil. Ao contratar um escritório de engenharia, verifique se a equipe adota metodologias como essa. É um sinal de que o trabalho será feito com agilidade e eficiência.

Precisa de um orçamento para construção ou reforma? Entre em contato com a Sulpply Engenharia e conheça nosso jeito inovador de trabalhar.

Facebook Comments