Por que usar fachada ventilada no retrofit do seu prédio

Existem soluções que inspiram projetos inovadores na construção civil. Por exemplo, que tal utilizar fachada ventilada no retrofit de um prédio antigo? A ideia pode tornar o imóvel não só mais bonito, como também mais sustentável. Fique conosco e entenda as vantagens dessa tendência arquitetônica.

O que é fachada ventilada e por que usá-la

A fachada ventilada é uma espécie de segunda camada da edificação. Placas de alumínio são fixadas na parte externa, deixando-se um vão entre o revestimento e a alvenaria. Esse sistema cria uma câmara para a troca permanente de ar, trazendo inúmeras vantagens.

A primeira delas é o controle da temperatura. Os ambientes internos mantêm o frescor por mais tempo, o que ajuda a economizar no uso de ar-condicionado.

Além disso, o chamado efeito chaminé contribui para dispersar vapores. Assim, as estruturas não são afetadas pela umidade. Sem contar que os painéis da fachada são impermeáveis e bloqueiam a passagem da chuva.

A consequência extremamente positiva é um edifício mais sustentável. Gasta-se menos energia elétrica com equipamentos de refrigeração. As paredes resistem à ação do tempo por um período prolongado, demandando menos custos com reparos. E as vantagens não param por aí.

Importância da fachada ventilada no retrofit

Vale lembrar que a ideia do retrofit é deixar o velhinho em forma, isto é, adaptar construções antigas às demandas atuais. Parte do projeto inclui a renovação das redes elétrica e hidráulica para um consumo mais eficiente dos recursos naturais. Isso gera sustentabilidade ambiental e financeira, já que as despesas fixas de água e luz diminuem.

A fachada ventilada entra para trazer ainda mais economia de longo prazo ao empreendimento. Afinal, também se deve pensar em maneiras de otimizar a manutenção.

Bem, as placas de alumínio utilizadas nesses sistemas possuem baixa absorção de água. Isso significa que elas tampouco acumulam sujeira. Fumaça, gordura, poeira e até tinta de pichação têm pouca aderência ao material. Ou seja, a limpeza é simples e requer um uso menor de produtos sanitizantes.

Outro ponto a favor: a cavidade de ar entre a fachada ventilada e a edificação funciona como shaft para as redes elétrica, hidráulica e de ar-condicionado. Todas as instalações ficam escondidas do público, mas facilmente acessíveis em caso de conserto. Aliás, os próprios painéis de revestimento são removíveis, facilitando eventuais substituições dessas peças.

Quer mais? Toda a estrutura externa é composta de matéria-prima 100% reciclável. Trata-se de uma solução altamente eficaz para reduzir o impacto ambiental da obra.

Em resumo, um retrofit com fachada ventilada valoriza bastante o imóvel. O proprietário terá à disposição habitações modernas, seguras e em conformidade com as exigências técnicas. Tudo isso é feito sem se abrir mão de um orçamento razoável. E, claro, o resultado estético fica incrível. Vale a pena investir, pois o custo um pouco elevado se paga no decorrer dos anos.

Gostou da sugestão? A equipe da Sulpply Engenharia é especialista em trabalhos de retrofit. Usamos fachada ventilada e outras soluções inteligentes para agregar beleza e funcionalidade ao projeto. Entre em contato conosco para solicitar um orçamento! Teremos satisfação em atender à sua demanda.