Projeto

Por que as obras atrasam – e como evitar isso

By 24 de janeiro de 2020 No Comments

Aqui no Brasil, o ramo da construção enfrenta a má fama de que toda obra atrasa. Não precisa ser assim. Com o planejamento adequado, é possível diminuir as variáveis e garantir a entrega do empreendimento dentro do prazo.

O segredo está em conhecer os fatores que atrapalham o trabalho no canteiro. Assim, você pode antever os problemas e buscar soluções antes que o pior aconteça. Confira abaixo alguns dos motivos que adiam a conclusão dos serviços – e veja como se preparar para evitá-los.

  1. Obra atrasa por falta de comunicação

Imagine que você está construindo uma fábrica. As paredes já foram erguidas, o sistema elétrico está funcionando e, agora, falta instalar a iluminação.

O orçamento da construtora previa lâmpadas de 100W. Porém, após a finalização dessa etapa, percebe-se que o ambiente continua escuro demais. Os refletores não têm potência para clarear o local adequadamente.

Isso aconteceu por mera falha de comunicação entre a empreiteira e o cliente. Faltou especificar o escopo do projeto, isto é, as necessidades técnicas do empreendimento. A consequência é que o fornecedor terá que encomendar novas lâmpadas, e talvez a loja nem as tenha em pronta entrega. Resultado: a conclusão da obra vai atrasar.

  1. Falta de planejamento também causa atrasos

Sempre é bom lembrar que uma construção segue etapas. Por exemplo, não dá para instalar o piso do banheiro antes de impermeabilizar. Cada serviço deve ser realizado na época certa, seguindo-se uma ordem lógica.

Junto a isso, há o fato de que muitos materiais não podem ser estocados. No caso da concretagem, os pedreiros batem a massa no próprio canteiro e a aplicam logo depois.

Ou seja: é necessário organizar o cronograma passo a passo. Primeiro há fases como a terraplanagem e a preparação do terreno, que duram X semanas. Enquanto esse processo ocorre, o gerente da obra já deve estar em contato com os fornecedores de tijolos e cimento. Ele precisa assegurar que os insumos e equipamentos chegarão no dia certo para dar seguimento à empreitada.

Quando o planejamento é mal executado, pode haver demora na entrega dos materiais. Isso porque nem todo fornecedor está preparado para assumir uma encomenda de uma hora para outra. Demandas grandes requerem planejamento com antecedência.

Também pode ocorrer falta de pessoal – afinal, os trabalhadores da construção civil geralmente atuam em um projeto por vez. É necessário que o calendário da obra coincida com a disponibilidade da equipe, senão o canteiro fica abandonado até que os profissionais liberem a agenda.

  1. Orçamento apertado atrasa a obra

Por fim, há a sempre delicada questão do orçamento. Muitas obras atrasam porque falta dinheiro no meio do caminho. E existem diversas razões para isso.

Um projeto malfeito demanda ajustes durante a execução, o que gera retrabalho. Gasta-se mais material e os custos do empreendimento sobem.

Em paralelo, existem as oscilações do mercado. O preço das telhas orçado no início do ano pode não se manter no momento da instalação da cobertura do prédio.

Novamente, destacamos a importância do planejamento. Conhecendo bem o escopo do projeto e tendo um cronograma definido, sabe-se exatamente o que comprar. Logo, você consegue negociar as aquisições bem antes, por um valor mais baixo.

Ainda, vale a pena reservar um fundo para emergências. Assim, mesmo que imprevistos aconteçam, a obra não vai parar por falta de verba.

Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil. Está pensando em construir ou reformar? Então converse com a Sulpply Engenharia. Nossa equipe pode atender à sua necessidade com rapidez e eficiência.

Facebook Comments