Projeto

O que você precisa saber antes de ampliar sua empresa

By 11 de dezembro de 2019 No Comments

Uma obra de ampliação demanda planejamento. Seja indústria, seja comércio, seu negócio vai sofrer o impacto da reforma. Haverá aumento de gastos e a própria rotina da equipe pode mudar – afinal, alguns espaços da empresa ficarão interditados enquanto durarem os trabalhos.

Como planejar a ampliação da empresa

Por conta disso, você precisa se organizar. Está pensando em ampliar a linha de montagem da fábrica, ou em dobrar o tamanho de sua loja? Então preste atenção a estas dicas.

  1. Liste suas ideias

Primeiro, avalie o que deve ser feito. É hora de se perguntar quais setores serão reformados, o que será alterado em cada área e, principalmente, por que a reforma é necessária.

Junte as ideias numa lista. Esse esboço ajudará você a ter noção da complexidade da obra. Afinal, quanto mais a gente mexe numa edificação, mais tempo e dinheiro são investidos no projeto.

  1. Busque referências de materiais

Digamos que você queira construir um deck externo para seu restaurante. Nesse caso, deve-se utilizar um piso resistente às intempéries, que aguente oscilações de temperatura e não apodreça com a chuva.

Talvez madeira seja uma boa opção. Porém, vale lembrar que o preço desse material é diferente do praticado no porcelanato da cozinha. Ou seja: conheça as alternativas para sua necessidade. Isso ajuda a projetar um orçamento realista.

  1. Contrate um arquiteto e um engenheiro

Uma obra de ampliação não pode ser feita no improviso. Se você executa o trabalho de qualquer jeito, as chances de algo dar errado são grandes. Aí, é preciso remendar, refazer ou consertar estragos, o que encarece ainda mais a empreitada.

Por isso, conte com o auxílio de um especialista. O projeto assinado por um profissional leva em conta aspectos técnicos, tanto na parte visual quanto na estrutural. É a segurança para um serviço bem-feito.

  1. Compare orçamentos

Obviamente, todo profissional de arquitetura e engenharia tem um preço. Nem sempre o mais barato significa qualidade. Por outro lado, valores exorbitantes podem se tornar impeditivos para o seu negócio.

A dica, aqui, é analisar o mercado. Conheça o trabalho dos escritórios e solicite referências de clientes anteriores. Busque, sempre, uma relação custo/benefício adequada para o orçamento que você tem à disposição.

  1. Conheça a lei

Toda empresa deve se adequar à legislação local. No que diz respeito a construções ou reformas, há normas técnicas que precisam ser cumpridas.

Um exemplo é a questão da acessibilidade. Rampas de acesso e banheiros adaptados são obrigatórios em espaços comerciais.

O mesmo vale para o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). O prédio deve contar com saídas de emergência, entre outros itens de segurança.

Esse é mais um motivo para solicitar auxílio profissional.

  1. Planeje as finanças

Tendo o planejamento da reforma em mãos, você sabe o que será modificado no espaço e quais materiais serão utilizados. Essas informações são imprescindíveis para calcular o orçamento da obra.

Não se esqueça de fazer uma reserva com pelo menos 10% desse valor. A verba extra servirá para cobrir eventuais imprevistos. Por mais que você se planeje, eles acontecem.

Quer ampliar seu empreendimento? Confie no olhar técnico da Sulpply Engenharia. Nossa equipe entrega resultados com agilidade e sem desperdício de recursos. Fale conosco e saiba mais!

Facebook Comments