Projeto

Manutenção de telhado: 4 perrengues que você pode evitar

By 23 de outubro de 2019 No Comments

A manutenção do telhado pode evitar muitos transtornos aos habitantes de uma edificação. Essa estrutura, assim como qualquer parte de uma edificação, costuma sofrer avarias devido à ação do tempo. É por isso que uma inspeção periódica se faz tão necessária. Ela evita que pequenos estragos se transformem em grandes prejuízos.

Manutenção do telhado: evite 4 problemas

Para você ter uma ideia da importância desse serviço, listamos quatro perrengues decorrentes de um telhado mal cuidado. Confira a lista!

  1. Goteiras

As telhas são as que mais sofrem com as intempéries. Como elas estão diretamente expostas ao sol forte, ao vento e ao granizo, algumas dessas peças podem se desgastar e rachar. O resultado é que a cobertura da casa fica vulnerável às ameaças externas.

Basta uma frestinha para que a água da chuva escorra para dentro do forro. Se nada for feito, a estrutura começará a acumular água. A umidade, então, poderá causar goteiras, infiltrações e mofo.

  1. Dengue

O topo de um prédio, sem o devido escoamento da chuva, pode se tornar uma ameaça à saúde pública. Isso porque o líquido retido naquele local é propício para a procriação do Aedes aegypti. A fêmea do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya põe os ovos em água parada e limpa. Depois, as larvas eclodem e dão origem a insetos adultos em poucos dias.

  1. Pombos e morcegos

Outras pragas urbanas também adoram um telhado sem manutenção. Pombos e morcegos, por exemplo, aproveitam os buracos para invadir a parte interna dos forros e construir seus ninhos ali. A área mais alta dos prédios se assemelha aos penhascos e às cavernas, habitat natural desses animais.

O problema maior está nas fezes dos bichos, que podem conter protozoários e bactérias nocivas ao ser humano. Sem contar que a sujeira causa danos estruturais no longo prazo, sendo capaz de corroer até concreto.

  1. Reforma de emergência

A manutenção do telhado previne, ainda, gastos excessivos com obras de emergência. Imagine descobrir uma infiltração em estágio avançado, ou uma viga de sustentação apodrecida. A substituição desses elementos deve ser imediata.

Só que, quanto maior o estrago, mais caro fica o remendo. Além disso, consertos de última hora têm preço salgado porque não há tempo hábil para pesquisar valores de mão de obra nem para orçar materiais mais em conta.

Como fazer a manutenção do telhado

O serviço de manutenção de telhados consiste, basicamente, na substituição das telhas danificadas. Os trabalhadores também verificam se há falhas no encaixe ou na fixação dessas peças.

Ainda, as equipes observam o estado das calhas e das partes estruturais do conjunto, como tesouras, caibros e terças. Se houver indícios de apodrecimento, providencia-se o devido reparo.

Apenas profissionais habilitados com cursos e certificações específicas devem realizar esse serviço. A tarefa exige conhecimento técnico para avaliar a integridade das estruturas, bem como o cumprimento de normas de segurança para trabalho em altura.

Você precisa de um orçamento para manutenção de telhado no seu condomínio? Entre em contato com a Sulpply e fuja dos perrengues!

 

Facebook Comments