O interior das paredes, a fundação subterrânea ou telhado podem esconder pequenos problemas que, quando não solucionados, viram grandes dores de cabeça. Prevenir tudo isso é o foco do Laudo Técnico de Inspeção Predial, o LTIP, segundo decreto nº 18.574 da Prefeitura de Porto Alegre/RS.

Ele exige que todas as edificações que não sejam uni ou multifamiliares (residências privadas de pequeno porte) com mais de 10 anos sejam vistoriadas por profissionais habilitados junto ao CREA-RS ou CAU-RS, atestando sua segurança ou identificando reparos obrigatórios para obtenção do Certificado de Inspeção Predial – CIP.

Entram na inspeção: sistemas elétricos e mecânicos (elevadores, caldeiras, instalações de gás e afins), instalações sanitárias, para-raios e atributos estruturais, como alvenarias, revestimentos, cobertura e equipamentos. A renovação do laudo deve ocorrer a cada cinco anos.

É o proprietário ou síndico que deve protocolar o requerimento para o LTIP. Você pode conferir o decreto completo no site da Prefeitura de Porto Alegre e consultar modelos de laudos.

Infogragico_O_que_e_LTIP_Credito_Real_Porto_Alegre

 

Fonte: http://www.condoemfoco.com.br

Facebook Comments